Apesar de solto, o ex-prefeito continua sendo investigado – Foto: Arquivo/ALE-RR

Preso na manhã desta sexta-feira (1º) durante a Operação Voto de Cabresto, o ex-prefeito de Iracema Jairo Ribeiro (Republicanos) foi colocado em liberdade no mesmo dia após audiência de custódia realizada pela Justiça Eleitoral.

A audiência foi conduzida pela juíza Noêmia Cardoso Leite de Sousa às 17h30. Em sua decisão, a magistrada determinou o relaxamento da prisão ao concluir que não havia justificativa legal para manter o ex-prefeito detido em flagrante.

O advogado de defesa, Henrique Sadamatsu, argumentou que os crimes investigados ocorreram em período passado e que, portanto, não caberia prisão em flagrante. Ele também contestou a acusação de lavagem de dinheiro, explicando que a posse de bens em nome de terceiros não caracteriza, por si só, irregularidade.

O alvará de soltura foi expedido e cumprido por volta das 21h. A decisão judicial estabelece que o ex-prefeito só poderá ser mantido preso mediante nova ordem judicial.

Apesar da liberação, Jairo continua sendo investigado. A Polícia Federal sustenta que houve flagrante, mesmo com os fatos tendo ocorrido em 2024, e afirma que o esquema envolvia pagamentos a eleitores e coerção para gravação do voto, violando o sigilo do processo eleitoral.