
Nesta sexta-feira (1º), o ex-prefeito de Iracema Jairo Ribeiro (Republicanos) foi preso em flagrante pela Polícia Federal durante a Operação Voto de Cabresto, que investiga crimes de corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Durante a ação, agentes encontraram dinheiro em espécie e uma lista com nomes de eleitores. Segundo a PF, os documentos fortalecem a suspeita de que Ribeiro participou de um esquema de repasse ilegal de cerca de R$ 400 mil para candidatos aliados por meio de empresas de fachada.
As investigações apontam que os valores eram transferidos via Pix e entregues em espécie a eleitores. Em alguns casos, os beneficiários eram coagidos a registrar o momento do voto por vídeo, violando a confidencialidade do processo eleitoral.
Outros alvos da operação são a atual prefeita Marlene Saraiva (Republicanos), dois vereadores reeleitos e um cunhado da gestora.
Jairo Ribeiro foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista, onde permanece à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia nas próximas horas.