Serviço inclui acolhimento inicial, escuta especializada, orientação e encaminhamento – Foto: Stephane Queiroz/Secom

Com a proposta de integrar serviços e reduzir a revitimização, o governo de Roraima inaugurou na segunda-feira (2), em Boa Vista, o Centro de Atendimento Integrado (CAI) 18 de Maio. A unidade atenderá crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.

O centro foi implantado pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e é o primeiro do tipo no estado. O atendimento inclui escuta especializada, orientação e encaminhamento aos órgãos responsáveis, de forma articulada.

Durante o evento de inauguração, o governador Antonio Denarium (Progressistas) destacou que o novo equipamento amplia a rede de proteção social e fortalece as ações voltadas à infância e adolescência.

O CAI funciona com o apoio do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), do Ministério Público de Roraima (MPRR) e da Polícia Civil de Roraima (PCRR). Segundo a secretária Tânia Soares, conselhos tutelares e conselhos de direitos também integram a atuação do centro.

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, participou da solenidade e afirmou que o modelo adotado em Roraima contribui para fortalecer a política de proteção às crianças e adolescentes no país.