Processo será encaminhado à presidência da Casa, que deverá convocar sessão para votação dos 24 deputados – Foto: Nonato Sousa/ALE-RR

A comissão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que analisa as denúncias de crime de responsabilidade contra Antonio Denarium (PP) votou, nesta terça-feira (15), o parecer do relator, deputado Neto Loureiro (PMB). Por cinco votos a um, decidiu-se pelo não prosseguimento da ação de cassação do governador por não haver fundamentos novos apresentados pelos denunciantes além dos já investigados pela Justiça.

O processo será encaminhado à presidência da Casa, que deverá convocar uma sessão para votação dos 24 deputados, cuja decisão será pelo prosseguimento do impeachment ou arquivamento definitivo. Esta foi a sexta reunião do colegiado, desde que foi instalado no ano passado, pelo Ato da Mesa Diretora nº 21/2024.

Conforme o presidente, deputado Armando Neto (PL), após a discussão e votação do relatório, “será encaminhada cópia ao gabinete do governo do Estado e seus procuradores, bem como dos autos à presidência da Casa Legislativa, para que tome as deliberações devidas”.

Denúncias

Em 19 de junho de 2024, foram protocoladas pelo representante do Partido Verde, Rudson Leite, e pelos cidadãos Fábio Almeida e Juracy “Escurinho”, denúncias contra Antonio Denarium que levaram à criação da comissão especial, por meio do Ato da Presidência nº 21/2024.

Os requerentes solicitam a perda do cargo de governador, o ressarcimento de eventuais danos ao erário e o encaminhamento das acusações aos órgãos de controle e fiscalização. As quatro principais irregularidades apontadas são: