Expectativa é de que lei entre em vigor em 1º de fevereiro de 2026 – Foto: Giovani Oliveira/PMBV

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que institui gratuidade no transporte coletivo para estudantes. O texto prevê que alunos de escolas, faculdades e universidades, públicas ou privadas, terão direito a dois bilhetes por dia durante o período letivo.

Henrique afirmou que a proposta foi elaborada para facilitar o deslocamento dos estudantes e reduzir despesas mensais das famílias. Ele disse ainda que espera que a votação ocorra antes do início do ano letivo de 2026, quando o benefício deve entrar em vigor.

“Com o passe livre estudantil, os alunos poderão ir à escola ou instituições de nível superior de forma gratuita nos dias em que houver aula. A ação vai gerar economia para as famílias, tanto para os pais quanto para os alunos que já se sustentam. Com isso, garantimos maior frequência e participação dos estudantes no calendário escolar. Além disso, promovemos acesso ao estudo e qualidade de vida”, declarou.

Com a aprovação, os estudantes deverão comparecer ao terminal de ônibus no Centro da cidade com documentos pessoais e comprovante de matrícula para emitir a carteirinha.