Testes de energização da linha de transmissão tiveram início nesta quarta-feira (10) – Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (10), que a conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) abre novas oportunidades para a industrialização e o comércio exterior no Estado. A declaração foi feita durante o início dos testes da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista.

“Agora, os empresários que querem fazer investimento, Roraima tem uma possibilidade extraordinária de comércio com o Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago e o Caribe”, disse Lula. O presidente destacou que o Estado poderá contar com até três vezes mais energia do que consome atualmente.

Desde 2019, após o fim do fornecimento da Venezuela, Roraima era abastecido apenas por usinas termelétricas a diesel e gás, com custo elevado. A nova linha, com 724 km de extensão e três subestações, permitirá o desligamento dessas usinas, resultando em economia anual de R$ 600 milhões.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a linha poderá operar com até 1 gigawatt e viabilizar o escoamento de energia de Roraima para o restante do país, além de futuras integrações com Venezuela e Guiana.