
O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) declarou nesta quarta-feira (3), em pronunciamento no Plenário do Senado, que o Brasil pode se consolidar como um dos principais players mundiais no setor de minerais estratégicos, após a identificação de uma possível jazida de terras raras no Complexo Minerário Barreira, em Caracaraí, sul de Roraima.
Com mais de 100 mil hectares, a área estudada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) apresentou concentrações de terras raras até 50 vezes maiores que as habituais. Os estudos sugerem que o local pode conter a maior reserva do tipo já encontrada no mundo.
“Roraima tem potencial para ser o novo polo de desenvolvimento nacional. Chegou a hora de o Norte do Brasil assumir um protagonismo que é também geopolítico e ambiental”, disse o senador.
Mecias enfatizou que os elementos encontrados — terras raras, minerais críticos e metais do grupo da platina — são essenciais para a indústria global e devem ser geridos com autonomia, responsabilidade ambiental e foco no desenvolvimento tecnológico. Ele destacou ainda que a área está fora de zonas indígenas e de preservação, o que facilita a regulamentação.
As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como celulares, turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de defesa.
