Noventa e cinco unidades vão ser implantadas nos sete estados da Região Norte – Foto: João Risi/Ministério da Saúde

Cinco cidades de Roraima – Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Pacaraima – foram contempladas com unidades odontológicas móveis (UOMs) que vão levar serviços de saúde bucal a regiões de difícil acesso no Estado. Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (21), durante evento nacional realizado em Sorocaba (SP).

Cada município receberá um veículo totalmente equipado com cadeira odontológica, aparelho de raio-X, ar-condicionado, gerador e instrumentos clínicos essenciais. As unidades funcionarão como extensões das UBSs, permitindo atendimento direto à população rural e vulnerável.

O investimento total destinado a Roraima é de R$ 1,9 milhão, e faz parte do Novo PAC Saúde, dentro da retomada do programa Brasil Sorridente, que está entregando 400 unidades em todo o país. Na Região Norte, serão 95 unidades móveis para reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades atenderão pessoas indígenas, ribeirinhas, quilombolas, assentadas e demais grupos com acesso limitado aos serviços de saúde. O atendimento será feito por equipes formadas por dentistas e técnicos habilitados pelo Ministério da Saúde.