
Com 469,2 mm de chuva registrados em julho, Boa Vista ultrapassa a média histórica de 308 mm para o mês. A quantidade elevada de água já elevou o nível do rio Branco a 7,87 metros, próximo da cota de alerta.
A prefeitura atua com equipes de campo para reduzir os impactos.
“Estamos com obras de drenagem em andamento e mapeamento constante dos pontos críticos”, afirmou o prefeito Arthur Henrique (MDB).
Segundo a Defesa Civil, há risco de extravasamento do rio nas próximas semanas, com previsão de mais 150 mm de chuva. O técnico Luis Felipe, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), explica que a cidade sofre com fatores naturais e humanos — como solo encharcado, ocupações em áreas de risco e descarte de lixo.
Somente no dia 21, cerca de 400 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e sistemas de drenagem. Boa Vista está sobre uma região naturalmente alagadiça, o que agrava os efeitos da chuva intensa.
A atual gestão afirma ter eliminado 36 pontos de alagamento em 21 bairros e implantado quase 48 km de novas redes de drenagem. Obras continuam em andamento para conter futuros alagamentos.