Com sistema, expectativa é reduzir mortalidade materna e neonatal em áreas isoladas – Foto: Ascom/Sesau

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) de Roraima, começou a implantar o projeto TelePNAR como parte das ações da Rede Cegonha. A iniciativa se concentra no uso de telemedicina para ampliar o atendimento a gestantes de alto risco, especialmente em áreas isoladas.

Com a plataforma digital criada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), médicos do interior poderão consultar especialistas para avaliar a necessidade de encaminhamento à capital ou a viabilidade de acompanhamento local.

“Esse projeto começou no Amazonas e agora chega a Roraima como uma resposta direta às desigualdades regionais em saúde materna. Queremos garantir cuidado onde antes era escasso”, afirmou Daniele Aguiar, consultora técnica do Ministério da Saúde.

Além de oferecer apoio clínico, o sistema também visa melhorar os indicadores de mortalidade materna e neonatal em territórios vulneráveis.

Profissionais de cinco municípios e de dois distritos indígenas já passaram por treinamento e começarão a operar a nova tecnologia ainda este ano.