Vinte jovens indígenas foram capacitados em temas voltados ao turismo sustentável e de base comunitária – Foto: Divulgação/Secom

Entre 13 e 19 de julho, a Comunidade Indígena Taxí 2, localizada na Terra Raposa Serra do Sol, em Pacaraima, recebeu uma equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) para mais uma etapa do Programa de Turismo em Terras Indígenas.

A ação capacitou 20 jovens em conceitos de turismo sustentável, elaboração de roteiros e identificação de atrativos naturais. Segundo Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo, a formação abordou também turismo responsável, etnoturismo e práticas comunitárias.

Entre os destaques da semana, estão a identificação de mais de 50 espécies de aves e a visita à Cachoeira do Paracal, apontada como um dos principais recursos naturais para futura visitação.

Na sequência, está prevista uma nova fase com a participação do Corpo de Bombeiros, que oferecerá formação em primeiros socorros, além da construção coletiva do plano de visitação turística da comunidade.

A iniciativa integra os esforços do governo de Roraima em promover o turismo como instrumento de valorização cultural e geração de renda nas comunidades indígenas.