
O Ministério da Saúde iniciou esta semana a vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária em Roraima, dentro de uma estratégia nacional que prevê imunizar 1,2 milhão de trabalhadores em todo o Brasil. Até o momento, 1,8 mil doses foram entregues no estado, beneficiando cerca de 4,2 mil profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina utilizada é 100% nacional, de dose única e tetraviral, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e protege contra todos os quatro sorotipos da doença. Entre os grupos-alvo estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários e multiprofissionais, além de trabalhadores administrativos das unidades de saúde.
“Esses profissionais visitam casas, monitoram criadouros do mosquito e atendem casos suspeitos de dengue na primeira porta de entrada. A vacinação é essencial para proteger quem está mais próximo da população”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A vacinação da população em geral deve começar no segundo semestre, priorizando adultos de 59 anos e gradualmente alcançando jovens a partir de 15 anos, à medida que a produção da vacina aumenta com a parceria estratégica com a China.
