
Roraima recebeu R$ 237,3 milhões do Ministério da Educação (MEC) para investimentos na infraestrutura da educação básica, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com execução prevista entre 2023 e 2027.
Os recursos financiam cinco obras de construção ou conclusão de escolas e creches, além da aquisição de quatro ônibus escolares. A educação básica passou a integrar o Novo PAC pela primeira vez nesta gestão.
Educação inclusiva e equidade
Em 2025, o MEC ampliou as ações voltadas à equidade e à inclusão educacional no estado. Com a criação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Pneei), foram formados 369 profissionais roraimenses para atuação com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.
Já a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) repassou R$ 475,8 mil para Roraima, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), na modalidade Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Educação de jovens e adultos
Durante o ano de 2025, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) manteve seis turmas ativas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Roraima.
As turmas atenderam jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação formal, com aulas realizadas em espaços como associações de bairro, igrejas e centros comunitários.
