
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan teve seu registro publicado nesta segunda-feira (8) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida confirma o fim do processo regulatório e autoriza a fabricação e a comercialização do imunizante, que será disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O registro havia sido anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em novembro, e a previsão é que a imunização comece em 2026.
A Anvisa informou que a vacina foi aprovada após cumprir todas as etapas de avaliação de segurança, eficácia e qualidade. O imunizante é tetravalente, aplicado em dose única e fabricado com tecnologia de vírus vivo atenuado, plataforma já consolidada em outras vacinas.
Mesmo com a aprovação, o Instituto Butantan continuará com estudos adicionais e monitoramento pós-registro. A indicação aprovada é para pessoas entre 12 e 59 anos, mas o uso poderá ser ampliado no futuro.
O Butantan informou que possui 1 milhão de doses prontas e estima disponibilizar mais de 30 milhões até meados de 2026.
Estudos clínicos mostram eficácia de 74,7% na prevenção de dengue sintomática e 89% na proteção contra formas graves, segundo publicação na revista científica The Lancet Infectious Diseases.
Com informações da Agência Brasil
