
Roraima será beneficiado com a construção de duas novas unidades de saúde pública, viabilizadas por meio de recursos do governo federal. O valor liberado é de R$ 5,8 milhões, que será destinado à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Boa Vista e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Alto Alegre.
A iniciativa integra o Novo PAC Seleções 2025, que prevê a criação de 899 unidades de saúde em 26 estados brasileiros, com um investimento total de R$ 2,5 bilhões. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e reduzir a pressão sobre os serviços especializados.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida também faz parte do Programa Agora Tem Especialistas, voltado para a ampliação do acesso ao SUS. Além da construção das unidades, Roraima recebeu seis médicos especialistas: cinco em Boa Vista e um em Rorainópolis.
A distribuição dos profissionais levou em consideração critérios como número de especialistas abaixo da média nacional, dificuldade de acesso da população aos serviços e vulnerabilidade social. Do total de 322 médicos enviados a municípios do país, 22% foram destinados à região da Amazônia Legal.
