
A Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa e realizou quatro buscas em Boa Vista nesta quarta-feira (8), durante a terceira fase da Operação Proteção Integral. A ofensiva acontece em todos os estados e tem como foco crimes sexuais contra menores cometidos na internet.
A prisão em Roraima foi preventiva. Os detalhes sobre a identidade da pessoa presa e os locais visitados não foram divulgados. Nacionalmente, a PF cumpre 182 mandados de busca e 11 ordens de prisão. A operação também já registrou 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e o resgate de duas vítimas, segundo balanço parcial.
Mais de 600 policiais federais e 273 civis participam da ação, que envolve 16 estados. A PF afirma que a operação reforça a integração entre forças de segurança no enfrentamento de crimes cibernéticos que afetam crianças e adolescentes.
As duas fases anteriores da operação ocorreram nos meses de março e maio. Em 2025, de janeiro a setembro, a PF cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão relacionados a crimes sexuais.
A corporação reforça que o diálogo e o acompanhamento são fundamentais para a proteção de crianças no ambiente digital. Pais e responsáveis devem orientar sobre o uso da internet e alertar os menores sobre comportamentos suspeitos e perigos on-line.
