Avião possuía apenas assento do piloto — característica comum em aeronaves usadas para transporte de insumos e minérios no garimpo ilegal – Foto: Divulgação/PRF

Na manhã de quinta-feira (28), uma aeronave de pequeno porte caiu após colidir com um caminhão durante tentativa de pouso forçado em uma fazenda na BR-174, em Boa Vista. O avião foi localizado pela PRF e apresentava indícios de uso em atividades de garimpo ilegal.

Segundo os agentes, o piloto tentou pousar na pista da fazenda, mas o trem de pouso atingiu um caminhão estacionado. Ele tentou arremeter sem sucesso, e a aeronave caiu em uma área de mata, tendo danos na cauda.

O avião estava com o prefixo alterado com um adesivo e tinha configuração típica de transporte de insumos em regiões de garimpo, com apenas o assento do piloto.

Na madrugada desta sexta-feira (29), em outra ação, a PRF apreendeu mil litros de combustível de aviação abandonados em um carro na BR-174. O motorista fugiu após não obedecer à ordem de parada e não foi localizado.

As ações fazem parte da operação de desintrusão de garimpeiros em terras indígenas, com participação da PRF, Ibama, ANTT, Seripa e Polícia Federal, e visam enfraquecer a logística do garimpo ilegal no Estado.