Estimativas populacionais são atualizadas anualmente pelo IBGE com base no Censo e outras fontes administrativas – Foto: Richard Messias/PMBV

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) as estimativas populacionais de 2025 e apontou que Boa Vista teve o maior crescimento relativo entre todas as capitais brasileiras: 3,26% em relação ao ano anterior.

Com isso, a população local passou a ser estimada em 485,5 mil pessoas. O aumento, segundo o IBGE, está diretamente ligado à chegada contínua de migrantes venezuelanos, realidade que já impacta significativamente o cenário demográfico do Estado.

As estimativas populacionais têm como data de referência 1º de julho e são diferentes do Censo, que ocorre a cada dez anos. Elas são atualizadas anualmente com base em registros civis, dados administrativos e projeções.

Além de Boa Vista, as maiores altas foram observadas em Florianópolis (1,93%), Palmas (1,51%) e Cuiabá (1,31%), por razões que incluem migração internacional e atração regional.

Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte apresentaram retração populacional. O IBGE destacou que essas capitais, geralmente mais centrais, perdem habitantes para cidades vizinhas nas regiões metropolitanas, como parte de um processo de desconcentração urbana.