Segundo Ministério de Minas e Energia, iniciativa tem foco social e energético – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo federal está prestes a lançar uma medida provisória que promete fornecer gás de cozinha gratuito a 17 milhões de famílias de baixa renda. A proposta está sendo estruturada dentro do programa Gás para Todos e deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso durante evento público no Rio de Janeiro. Ele denunciou a disparidade no preço do gás e prometeu agir.

“Vamos acabar com isso. As pessoas não podem pagar o triplo do que custa de verdade.”

A medida visa mitigar os impactos da crise social e da insegurança alimentar, ainda presente no país, que segue no Mapa da Fome da ONU. A substituição da lenha pelo gás representa também um avanço na proteção à saúde de famílias em situação de vulnerabilidade.

Para o MME, a proposta é parte de uma política mais ampla para enfrentar a pobreza energética e promover justiça social. A expectativa do governo é ampliar o alcance do programa até o final de 2025, atingindo mais de 20 milhões de lares.