Desempenho roraimense impulsionou média de crescimento da Região Norte, que chegou a 24,31% no período – Foto: Divulgação/Secom

Com aumento de 26,39% nos primeiros sete meses de 2025, Roraima foi o terceiro estado com maior crescimento proporcional de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur. A plataforma do Ministério do Turismo reúne empresas e profissionais que atuam legalmente no setor em todo o Brasil.

Apenas o Pará superou Roraima, com 51,77%, enquanto Rondônia aparece logo atrás, com 20,98%. No Norte, a média foi de 24,31%. Nacionalmente, o aumento foi de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O avanço em Roraima é atribuído às ações de mobilização promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), especialmente por meio do Departamento de Turismo (Detur). Uma das ações de destaque ocorreu na Serra de Tepequém, onde uma equipe técnica auxiliou empresários a ingressarem no sistema.

“O Cadastur mostra a capacidade do Estado de se desenvolver através do turismo, com empresas legalizadas, profissionais capacitados e respeito ao consumidor”, destacou Bruno Muniz de Brito, diretor do Detur.

O Cadastur é gratuito e, além de ser obrigatório para algumas atividades, funciona como um banco de dados nacional, permitindo que prestadores tenham acesso a programas de qualificação, incentivos fiscais e linhas de crédito voltadas ao setor.

De janeiro a julho de 2025, o número de registros no sistema em todo o Brasil passou de 166 mil para 180 mil, evidenciando o crescimento da formalização do turismo no país.