
Com a aprovação do Projeto de Lei nº 163/2025, pela Assembleia Legislativa de Roraima nesta quinta-feira (26), o governo do Estado implementará mudanças significativas no ensino médio por meio do Programa Roraima Escola em Tempo Integral (Preti).
Uma das principais novidades é a adoção dos chamados Itinerários Formativos, que permitirão aos estudantes aprofundar seus estudos em áreas específicas ou optar pela Formação Técnica e Profissional (FTP).
A proposta curricular será flexível, permitindo que o aluno escolha trilhas de aprendizagem de acordo com suas aptidões e interesses, integrando disciplinas de diferentes áreas do conhecimento. Os Itinerários Formativos farão parte da carga horária total e serão fundamentais para a consolidação do projeto de vida dos estudantes, com foco no desenvolvimento de competências e na preparação para o mercado de trabalho ou para o ensino superior.
O programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed) e está previsto para alcançar 50% das escolas da rede estadual, com atendimento inicial a pelo menos 25% dos alunos. A jornada escolar será de, no mínimo, sete horas por dia, e incluirá atividades pedagógicas orientadas em turno único. O texto aprovado segue agora para sanção do Poder Executivo.